Benvindos a Vila do Conde e Póvoa de Varzim

Terroso

Touguinha

Touguinhó

Vila do Conde, Caxinas (e Pôça da Barca)

Vila do Conde, S. João Baptista

Pastoral Juvenil

Património

Programa Pastoral

Terroso (Nossa Senhora das Candeias) - Póvoa de Varzim

Orago: Srª das Candeias.

População: 2475 habitantes.

Actividades Económicas: Agricultura, pecuária, construção civil, indústria artesanal de mantas.

Festas e Romarias: Festa de Nossa Senhora das Candeias (dia 2 de Fevereiro).

Monumentos: Igreja paroquial, capela de S. Lourenço, capela de S. Salvador, capela de Stº António.

Locais de Interesse Turístico: Cividade de Terroso (Imóvel de Interesse Público).

Artesanato: Mantas e tapetes de farrapos.

Colectividades: Centro Cultural e Desportivo de Terroso.

Naturais Importantes: Monsenhor Lopes da Cruz.

HISTÓRIA DA PARÓQUIA

Paróquia antiga intitulada co "Censual" do séc. XI "De Sancta Maria de Terroso" da Terra de Faria.

Esta Igreja que era da Mitra Bracarense aparece, no séc. XV, nas mãos de um Padroeiro Laico, Martim Ferreira, "Senhor de Terroso".

No séc. XVI, o rendimento da dizimaria passou para a Comenda da rdem de Cristo aí permanecendo até à extinção dos dízimos (1832).

No séc. XVIII (1706), a paróquia era Reitoria da Mitra Bracarense e rendia 100 mil reis para o Reitor e 200 mil reis para o Comendador.

A Igreja paroquial tem a data de 1718. Nela foi erecta, com estatutos de 1739, a Confraria de  Nossa Senhora da Purificação ou das Candeias, cuja devoção se estendeu até às Terras da Maia.

Ressalta na Igreja paroquial a imagem da Padroeira, Nossa Senhora das Candeias. Trata-se de uma escultura em pedra policromada do séc. XVI, cuja confecção se atribue à Escola de Coimbra.

No aro da freguesia assentam várias Capelas. A mais antiga situa-se no lugar de S. Lourenço. Foi várias vezes reconstruída e mudada de lugar. O Cruzeiro tem a data de 1586. Outra, no sopé do Monte da Cividade, dedicada ao Divino Salvador. Foi construída pelo Abade Teotónio de Miranda em 1670 para nela se sepultar. Contém um curioso Retábulo pintado que retrata o Milagre de Ourique. A mais moderna (1907) situa-se na margem da estrada para Barcelos e é dedicada a Santo António. Apoia a Igreja paroquial.

Pároco: P.e António Pedro Campo Amorim

Morada: Residência Paroquial * 4495-527 TERROSO